marcos acayaba arquitetos > filosofia de trabalho

Filosofia de Trabalho

Nos meus projetos, ao mesmo tempo em que interpreto o programa do cliente, procuro analisar as características do local onde vai ser realizada a obra, a topografia, o solo, a paisagem, o clima, a acessibildade para o fornecimento de materiais, e a qualidade da mão de obra disponível. A partir dessa análise, procuro identificar a melhor estratégia para a realização da obra. Assumo então a estratégia de obra, onde o processo de produção é fundamental, como uma referência, uma bússola, que vai orientar a concepção e o desenvolvimento do projeto.

Na elaboração do projeto procuro considerar cuidadosamente todas as atividades dos operários ao longo da obra, e avaliar criteriosamente todo o material a ser usado. Procuro não fazer uso de materiais que não sejam absolutamente indispensáveis para a realização da obra. Todo o material deve trabalhar, na plenitude de suas características. Além disso procuro também considerar o uso da edificação, e a ação do tempo sobre a mesma, sua manutenção. Desde a concepção inicial do projeto, procuro prevenir e minimizar problemas de manutenção.

Dentro dessa filosofia de trabalho, tenho desenvolvido projetos onde a preocupação com a construção, seus processos de produção, e sua manutenção são determinantes, como também a geografia específica do local da obra. Assim, livres de questões de estilo, as formas das minhas construções, quase sempre novas, resultam de processos de análise rigorosos de condições específicas. E, porque tanto o respeito à natureza do lugar, quanto o emprego correto dos materiais e da energia necessária para a produção, uso, e manutenção são determinantes, os projetos resultam ecológicos. Com o mínimo de meios, procuro sempre atingir a maior eficiência, conforto e, como consequência, a beleza. Onde nada sobra, onde nada falta.

Arquiteto Marcos Acayaba